A argamassa colante Tipo AC II é específica para assentamentos e revestimentos de pisos e azulejos cerâmicos em áreas externas e internas. Esse tipo de argamassa é composto por cimento, areia quartzosa padronizada, aditivos especiais com propriedades adesivas. Para armazenar a argamassa assegurando sua qualidade é ideal que seja em local seco e arejado, sobre estrado e com altura máxima de 1,5m. São vários os tipos de superfícies que podem ser revestidas com o cimento colante tipo AC II, alguns deles são: contrapiso, emboço, alvenarias, concreto, desde que planas, resistentes, isentas de pó, tinta, óleos, eflorescências, etc… Todas as bases em argamassa a revestir devem ter idade superior a sete dias. No caso de revestimento cerâmico, a base da cerâmica deve ser seca, isenta de pó natural e resíduos de pó mineral usado na fabricação.

Preparar o cimento colante tipo AC II não é difícil. É preciso adicionar água limpa conforme a proporção na embalagem até obter uma massa homogênea, pastosa e aderente. Deixar descansar por 10 minutos e reamassar antes de aplicar com a desempenadeira adequada. Mas, ATENÇÃO: em condições ambientes adversas, não assente as peças sobre cordões superficialmente secos. Nestes casos, remova os cordões e passe uma nova pasta fresca. Se a etapa da sua obra estiver pronta para o revestimento cerâmico é fundamental que a base da cerâmica também esteja seca, isenta de pó natural e de resíduos de pó mineral usado na fabricação. Na colocação das peças vale ressaltar que para o perfeito empastamento e aderência da pasta na base das cerâmicas é bom colocar as cerâmicas um pouco fora de posição, arrastar pressionando e vibrar manualmente e, por fim, percutir com martelo de borracha apropriado.

O consumo estimado varia conforme o tamanho das cerâmicas e pode ser estimado entre 4 e 7 kg por m². O rejuntamento das peças somente deve ser feito, no mínimo, três dias após terminado o assentamento. Os revestimentos prontos devem ser protegidos da chuva e não devem ser lavados durante as primeiras 24 horas. Proteger do sol direto durante sete dias também é recomendável. E na hora da limpeza é importante que não seja usado nenhum tipo de ácido para limpar as peças. O ideal é usar somente um pano umedecido com água limpa à medida que é feita a colocação das cerâmicas. Seguindo todas estas recomendações que nós informamos a você o resultado final do assentamento dos pisos e revestimentos cerâmicos na sua construção ou reforma será excelente, perfeito, duradouro e belo!!