A Massa Fina, da Argamassas MM, é um produto pré-fabricado utilizado para reboco sobre emboço (massa grossa), em revestimentos de paredes e forros internos e, com adição de cimentos, poderá ser utilizado em rebocos externos também. A Massa Fina é um produto fornecido em estado anidro à base de cal hidratada e areia sílica pura, fina e classificada. Para manusear a Massa Fina, da Argamassas MM, orientamos que você ou o pedreiro utilizem luvas de borracha, além de outros equipamentos de proteção exigíveis em uma obra.

Para preparar a massa fina é fácil! Basta despejar a Massa Fina, da Argamassas MM, em uma masseira apropriada e estanque. Adicione 4 litros de água para cada saco com 20 kg. Bata e rebata a massa até ela ficar homogênea e deixe descansar por um período de 48 horas. Depois deste período, junte mais água e reamasse, obtendo uma massa cremosa e homogênea. Com a Massa Fina, da Argamassas MM, pronta é hora de aplicá-la sobre o emboço (massa grosssa). Primeiro é necessário umedecer muito esse emboço e daí, então, aplicar a massa fina em espessura de 3 a 4 mm, com desempenadeira de madeira, lembrando que a espessura máxima permitida do reboco é de 5 mm. Também é importante desempenar a superfície auxiliando com leve umedecimento e depois aprimorar o acabamento com desempenadeira de espuma, sempre umedecendo o reboco.

E, por fim, o momento mais esperado: a pintura da parede!! A pintura sobre argamassa fina depende da secagem, retração e carbonatação da argamassa. Pinturas à base de cal, por exemplo, ou de cimento, podem ser aplicadas após 7 dias da execução do reboco com Massa Fina, da Argamassas MM, respeitando a secagem e a retração. Já pinturas a curto prazo em látex, PVA ou acrílico devem ser feitas somente sobre o reboco de Massa Fina com adição de cimento e após um período de endurecimento de 30 dias no mínimo. Lembrando que estas mesmas pinturas sem adição de cimento devem ser feitas após um período de secagem e cura de cerca de 60 dias.

O consumo estimado da Massa Fina, da Argamassas MM, é de aproximadamente 1,5 kg por milímetro de espessura por m² ou cerca de 4,5 kg por m².