Para o sucesso de uma obra, é preciso conhecer bem o projeto de construção. Basicamente, esse processo passa por três pilares: planejamento, programação e controle. Todos os procedimentos deverão estar alinhados, também, ao prazo e custo da obra. Mas, quais são as vantagens de um bom planejamento?
- Organização dentro do ambiente de trabalho. Traçar metas e detalhar as ações faz com que os profissionais não se sintam perdidos no trabalho;
- Concretização da construção bem-feita e de acordo com os desejos do cliente;
- Valorização da empresa;
- Facilidade na tomada de decisões, já que com o planejamento fica mais fácil visualizar os detalhes da obra;
- Definição das diretrizes do projeto e quais serão as prioridades;
- Economia de custos e recursos, já o planejamento permite visualizar o que será realmente necessário e o que poderá ser usado em decorrência do prazo;
- Gráficos e tabelas podem ser feitas com mais facilidades.

Alguns fatores possuem grande poder de influenciar nesses processos:
- os dias que terão de trabalho;
- Treinamento da equipe de trabalho;
- Topografia;
- Clima do ambiente;
- Geologia;
- Trabalhar em um terreno com proteção ambiental;
O planejamento de construção civil envolve diretamente os desejos do cliente. O prazo estipulado e o valor da obra trarão consequências para a tomada de decisões. O maquinário utilizado, por exemplo, terá influência em toda a extensão do projeto.
Um erro comum é desconsiderar a mão de obra utilizada no projeto. Para um planejamento eficaz é preciso contabilizar o número de funcionários que trabalharão na obra e o horário que trabalharão.